A importância de se ter um trabalho gratificante.

No cenário atual, vemos um movimento crescente das pessoas buscando por qualidade de vida e a escolha de uma carreira gratificante é essencial. As pessoas passaram a buscar mais por um propósito de vida e de carreira e, então, conseguir um trabalho perfeito para conciliar suas habilidades e seus valores. Nós queremos uma atividade que consideremos mais relevante, significativa e onde possamos sentir que seu trabalho tem valor e que este contribui para um objetivo maior.

Entretanto, há uma dificuldade em reconhecer o que nos traz satisfação no trabalho diariamente, que com o passar do tempo, tornaria uma carreira gratificante. Isso faz com que as pessoas desvalorizem alguns trabalhos ou oportunidade que aparecem, e muitas vezes, elas criam convicções que só será felizes em determinadas empresas, com determinados cargos ou até mesmo empreendendo. 

Pesquisas demonstram que as relações que as pessoas estabelecem dentro e fora do ambiente de trabalho tem tanta importância quanto à atividade que elas exercem para o crescimento profissional. Isso também é importante para o senso de ter uma carreira gratificante, pois, as conexões sociais desempenham um papel essencial na criação de um bom ambiente de trabalho, que mesmo com os desafios, consegue ser um lugar feliz. Além disso, as relações e o gerenciamento eficaz do capital social afetam o resultado geral das organizações, pois facilita o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento, aumenta a retenção e o envolvimento dos funcionários, reduz o desgaste, estimula a inovação e melhora o desempenho dos funcionários e da organização.

Portanto, priorizar relacionamentos profissionais e pessoais, assim como o gerenciamento eficaz do tempo dentro e fora do trabalho têm sido apontados pelas pesquisas como fundamentais para a construção e a manutenção de uma carreira gratificante. Isso permite, que se tenha uma vida mais equilibrada e para criação do sentimento de felicidade.

Neste sentido, podemos apontar como fatores importantes para quem busca encontrar realização, propósito e ter uma carreira mais gratificante:

  • Identificar quais são seus objetivos e quais valores, capacidades e conhecimentos que você tem e quer imprimir no seu trabalho. Traçando assim, um caminho e identificando qual rede de apoio precisará para chegar ao seu objetivo final;
  • Baseando-se no que você quer alcançar, reveja os próximos compromissos pessoais e profissionais que você tem e avalie quais atividades e interações o aproximam ou o afastam dos seus objetivos. Reveja as relações que você tem e avaliem quais pessoas agregam para o seu objetivo.
  • Ao ter clareza sobre os seus objetivos e os relacionamentos que irão te ajudar a alcançá-los, comece a analisar como você gasta seu tempo e direcione seus esforços para cultivar relacionamentos mais significativos, que lhe dê senso de propósito. Invista seu tempo em atividades e fortaleça as relações que te permitem chegar mais próximo do seu objetivo. O Tempo é um dádiva que nos é dada diariamente, então, use-a para conquistar os seus sonhos e não apenas para viver de qualquer forma.
  • Gerencie melhor o tempo dentro e fora do ambiente de trabalho. Nem sempre, podemos evitar sobrecarga de tarefas, mas é essencial que você possa descobrir quais as tarefas que geram o gargalo e busca novas maneiras de fazer, com o intuito de gerar mais otimização de tempo.
  • Invista em relacionamentos e atividades fora do trabalho. A participação em atividades e grupos significativos fora do trabalho ajudam a ampliar nossas perspectivas e contribuem para a saúde física e mental;

Portanto, investir no gerenciamento do seu tempo e nas relações que queremos cultivar, é de essencial importância para se estabelecer e criar uma carreira gratificante. Por outro lado, vivemos em um tempo de grande abertura e liberdade para criar novas formas de viver e trabalhar. Não podemos deixar que outras pessoas ditem nossas prioridades, principalmente, se sabemos com clareza quais são os nossos objetivos.

Assim, mais importante que buscar o trabalho perfeito é investir em ações e relacionamentos que estejam alinhados com os nossos valores, com o nosso objetivo e que possam agregar para que possamos realizar nossos sonhos, inclusive, o de ter um trabalho gratificante e feliz.