4 Dicas para manter um ambiente de trabalho saudável

Atualmente, já sabemos que o mercado de trabalho está mais exigente e competitivo, isso faz que os funcionários acabem trabalhando mais, passando longas horas no ambiente corporativa e geralmente com as mesmas pessoas. Assim, nossos colegas de trabalho são pessoas que temos uma grande quantidade de horas de convivência, durante a semana.

Por vezes, existem pessoas em nosso ambiente de trabalho que não estão dispostas a escutar novas propostas ou ideias de seus colegas. Fazer contato visual em uma conversa é muito importante, dá credibilidade e mostra que você está interessado no assunto, mas pouco se vê essa atitude hoje em dia. Você já deve ter precisado de alguma ajuda de algum colega de trabalho, e este pode ter lhe ajudado. Então, é justo que se a atividade foi bem sucedida, que compartilhemos o crédito com nosso colega de trabalho.

Em grande parte, todos estes casos podem ser resolvidos com uma boa conversa. Se você é um bom comunicador, sabe o significado do diálogo, da conexão com quem você está conversando e, novamente, da empatia. Se voltarmos nossa atenção para esses pontos, os relacionamentos no trabalho com certeza irão melhor, e não apenas com os colegas, mas sim de toda a equipe, pois, se sentirão motivadas e capacitadas, buscando um melhor desempenho.

Se colocarmos pontos específicos para pôr tudo isso em prática, eles são bem simples, e talvez você já tenha aprendido em outros momentos da sua vida. Então vamos entender mais detalhadamente:

Escutar

Escute de verdade: com ouvidos, com os olhos, com perguntas e interesse. Desta forma, as pessoas vão perceber que você valoriza o que ela tem a dizer e fortalecerá sua convivência com os colegas de trabalho.

Agradeça

Seja Grato com que lhe ajudou, é um princípio da convivência humana. Sempre que somos gratos a alguém, isso melhora a relação, pois a pessoa vai perceber que a ajuda que ela lhe prestou, foi reconhecida. Além disso, ofereça ajuda também, pois ser recíproco, faz parte do fortalecimento das relações humanas.

Respeite as divergências

Vivemos em mundo de diversidade e liberdade. Se as pessoas pensam de uma forma diferente, mesmo que não concorde, respeite a opinião delas. Tenho certeza que você gostaria de ser respeitado, quando fosse dar uma opinião em público. Imagine, como seria constrangedor, se as pessoas fizessem “piadinhas”  com a sua opinião. Então, pratique o mesmo, respeito acima de tudo.

Contato visual

Manter o contato visual demonstra respeito com quem estamos falando, além do envolvimento em uma troca de idéias e fazendo que a pessoa que está expressando suas idéias, se sinta mais acolhida e respeitada.